segunda-feira, 16 de abril de 2012

A ciência do skate.




Grupo 2



skate e física....

Principais manobras:


Flip - consiste em fazer com os pés que o skate saia do chão rodando em parafuso.
Grinds - consiste em fazer que o skate deslize com os eixos sobre uma superfície ou borda metálica ou de concreto.
Board Slide - consiste em fazer que o skate deslize com um pedaço da prancha sobre uma superfície ou borda metálica ou de concreto.

Ollie - Manobra básica do street, é o salto, e consiste em bater a rabeta no chão e pular para frente mantendo o pé dianteiro colado no shape. Para mandar ollies cada vez mais altos, é necessário força e agilidade, sincronizando os movimentos. Uma variação do ollie, o nollie, consiste nos mesmos movimentos, só que pressionando o tail (parte da frente) do shape.
Olie-Flip - Conhecido também como kick-flip pelos americanos, em outras palavras é dar um ollie usando a ponta do pé e virando o skate no seu eixo logitudinal. Na maioria da vezes é a primeira manobra que um skatista iniciante aprende.
Fakie Hardflip - Depois de dar uma acelerada no skate, vir de costas e mandar um ollie flip. Deve-se ficar atento porque, enquanto o skate precisa girar o flip em 180o para trás, o corpo gira para frente.
360º Kick Flip - Posicione o pé de trás chapado no tail e o da frente um pouco atrás dos parafusos, como se fosse dar um flip. Dê um certo gás para se aproximar do obstáculo. Pressione o tail como se fosse dar um shove-it 360 e, ao mesmo tempo dê um toque no pé da frente para girar o flip. Espere o skate fazer a volta completa para encaixar nos pés. Volte na base.

Porque o skate não sai do lugar se não colocarmos pra dar impulso?

Se deve à inércia do sistema skate e skatista. Segundo a 1ª lei de Newton ou princípio da inércia, uma massa em repouso tende a permanecer em repouso (que é o equilíbrio estático) e uma massa em movimento retilíneo e uniforme (MRU) tende a permanecer em MRU (que é o equilíbrio dinâmico). Olhem só, o skate e o skatista são constituídos de matéria, logo têm massa, que é a medida da inércia deles, isto é, é a medida da resistência que eles tem para variar a sua velocidade. Pela 2ª lei de Newton, ou princípio fundamental da dinâmica, um corpo permanece em equilíbrio, isto é, em repouso ou em MRU, se a força resultante, isto é, a soma vetorial de todas as forças (força é um vetor) for nula. Se a força resultante no skate for nula ele permanecerá em repouso, mas quando o skatista aplica uma força no chão para trás, montado no skate, por reação (3ª lei de Newton) o chão empurra o sistema para frente, fazendo a força resultante do sistema variar, e, só assim, ele sai do repouso (que é uma situação de equilíbrio).


Bibliografia:
http://www.skatecuriosidade.com/curiosidade-skatisticas/ciencia-do-skate
http://360graus.terra.com.br/skate/default.asp?did=2087&action=reportagem

Um comentário:

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